Veja 5 ótimos motivos para incluir o email marketing no seu negócio
Ser proprietário de uma pequena empresa não significa gastar rios de dinheiro quando se trata de publicidade e marketing de seu negócio. Hoje existem ferramentas acessíveis e poderosas que ajudam você a alcançar o público-alvo de maneira rápida e eficaz.
Mas o que é email marketing?
Email marketing é uma ferramenta de marketing digital que ajuda você a se conectar com seu público-alvo, através de envio de emails, e com um ótimo retorno do investimento. A única coisa que você precisa gastar aqui é o seu tempo e esforço para que você obtenha os resultados desejados que você está procurando!
Como pequenas empresas podem beneficiar-se
Proprietários de pequenas empresas enfrentam muitos desafios quando se trata de promover e vender seus produtos e serviços. Afinal, quando se trata do seu negócio, falamos também de metas de vendas. Com a ajuda do email marketing, é possível atingir seus objetivos e metas com menos esforço que o marketing tradicional. Com o conteúdo certo e a ferramenta adequada, atingirá em cheio o coração de seu público-alvo.
Listamos a seguir 5 benefícios de adotar o email marketing para sua empresa:
1- Gerar melhores leads
Com campanhas de marketing por email, você pode gerar leads mais capacitados. Você sempre deve encorajar os visitantes do site de sua empresa a se inscreverem para receber seus emails. Basta ter conteúdo relevante e claro, interessante para eles. Dessa forma, você pode criar sua lista de leads (pessoas que se inscreveram para receber seus emails) e promover seus produtos e serviços para seu público-alvo, além de entregar informações que realmente interessam a eles.
Quando um lead é convertido (por landing page, pop-us, newsletter ou outros meios), você começa a captar informações importantes para sua estratégia. Esses dados são só o início para começar a nutrir seus leads de acordo com o momento em que eles estão no funil de vendas.
Ou seja, o cadastro deve ser realizado pelo próprio usuário. Dessa forma, você consegue enviar as mensagens para leads de cada etapa da jornada de compras
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2- Aumentar suas vendas
Se você adotar as campanhas de email marketing corretamente, terá um aumento nas vendas de seu negócio. É claro que se todos na sua lista de leads se tornassem seus clientes, seria realmente maravilhoso. No entanto, esta é uma proposta muito difícil, mesmo para empresas experientes em marketing digital. É por isso que é crucial criar campanhas de email marketing específicas (segmentadas) e enviá-las às pessoas certas. A mensagem deve ir para as pessoas certas, e no momento certo.
3- Ótimo canal de comunicação
Você já notou quantos tipos de e-mail marketing que podem ser adicionados na sua estratégia? Então, confira alguns deles a seguir:
- Email de boas-vindas;
- Newsletter;
- Email de nutrição;
- Pesquisas e feedback;
- Email de recompensa;
- Email de aniversário;
- Email sazonal.
Esses são só alguns exemplos que você pode inserir na sua estratégia de e-mail marketing. Além disso, você pode criar outras mensagens que sejam interessantes para a sua persona. Afinal, só você conhece a sua marca tão bem a ponto de planejar as ações para engajar os consumidores.
4- Criação de listas segmentadas
O nível de engajamento dos leads é um termômetro para mostrar se eles estão preparados para a abordagem de venda. Nesse sentido, a segmentação é o que separa seus leads e auxilia no envio de mensagens mais direcionadas.
Dessa maneira, você consegue classificar os leads de acordo com o momento de cada um. Para fazer isso de maneira eficiente, o uso de uma ferramenta CRM é uma grande ajuda para gerenciar seus contatos e segmentá-los.
No marketing digital, a qualificação e segmentação são pontos essenciais. A partir disso é que as campanhas são mais eficientes, pois leva em consideração os hábitos, interesses e gostos de cada lead.
5- Melhor custo benefício
As empresas podem investir em diversas estratégias para atingir seu público, mas o marketing por e-mail possui um dos custos mais baixos.
Quando comparamos com modelos mais tradicionais de marketing, o ROI (Retorno Sobre Investimento) se mostra ainda mais atrativo. Afinal, no e-mail você pode enviar mensagens para públicos específicos. Um exemplo são os disparos do estágio de decisão do funil, em que você apresenta sua marca para solucionar a dor da persona.
Nesse sentido, você envia a mensagem certa na hora certa, o que aumenta significativamente as chances de conversão. Portanto, o marketing por e-mail é considerado como uma ferramenta muito rentável.
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Resumo:
O email marketing é uma excelente forma de conseguir mais clientes com um custo bem mais baixo comparado as ferramentas atuais, como Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads e outros. Dependendo da sua estratégia, você manda a mensagem certa para a pessoa certa, pode ser um potencial cliente, um antigo cliente ou um cliente atual. Basta ter o email e frequência nos envios.
É importante usar plataformas confiáveis e boas no mercado com Mailchimp, RD Station, Dinamize entre outras boas soluções.
Lembrando que não é toda empresa e setor que é gera resultados, você precisa testar no seu nicho e melhorando as campanhas aos poucos, tudo precisa ser testado, se tiver um resultado bacana, pode ser aprimorado e mais vezes utilizado no seu negócio pra alavancar a receita da sua empresa. E aí, você já sabia desses benefícios? Aplique no seu negócio e veja a diferença.
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Fontes:
Dinamize.com.br
Iagente.com.br
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