Waze Ads: Vale a pena? Entenda como funciona

O Waze Ads (plataforma de anúncios do Waze) tem 115 milhões de usuários mensais em todo o planeta. No Brasil, o sucesso da plataforma não é diferente. Ocupamos o quinto lugar no ranking mundial de uso e somos líderes na América Latina.

Entre os brasileiros, são 10 milhões de usuários do app — e esse número fica ainda mais impressionante quando comparamos com o número de motoristas habilitados, de 42 milhões.

Criado em 2018, em Israel, o Waze orienta condutores sobre melhores caminhos, tráfego e condições de estradas. Ele consegue acompanhar o movimento de todas as vias, e ainda sugere trajetos e paradas no meio do caminho. Hoje, além de oferecer uma usabilidade fácil e intuitiva, o aplicativo é integrado com outros produtos do Google — como o Maps, por exemplo, a partir da compra da tecnologia por parte do Google em 2013.

Waze Ads, entenda como funciona a nova plataforma do Google

Vale a pena anunciar?

Para saber se utilizar a estratégia de anúncios no Waze Ads vale a pena, a resposta é: depende, principalmente, do tipo de negócio da empresa e da finalidade da divulgação via anúncio.

De maneira geral, a proposta do Waze Ads funciona bem para negócios locais, como uma aposta na proximidade por localização ao anunciar para os motoristas em deslocamento.

Pode ser uma opção com foco em reconhecimento de marca? Até pode. Mas, será melhor para pontos físicos? Com certeza, levando em consideração sua característica de geolocalização — sendo uma ótima opção para lojas físicas, restaurantes, hotéis e salões de beleza, postos de gasolina, farmácias, por exemplo.

Como funciona a ferramenta

Em relação ao seu funcionamento, a proposta do Waze Ads é simples. Para começar, é preciso entender que existem quatro modelos básicos de anúncios: takeover, pinos, busca e arrow.

  • Pinos: no mundo físico, ele seria como um letreiro de loja. Os Pinos lembram o motorista de que a sua loja está próxima do trajeto a ser percorrido por ele.
  • Busca: no mecanismo de buscas do próprio Waze, o negócio anunciado aparecerá no topo das buscas. O resultado inclui, ainda, a logomarca da empresa.
  • Takeover: é como um outdoor, mas no digital. O anúncio é exibido quando os motoristas param o veículo em determinado local, sendo que o ad ocupa metade da tela do celular.
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Como anunciar no Waze Ads:

Existem duas opções de conta: Waze Ads Starter, indicado para pequenas empresas, e Waze Ads, recomendado para marcas e agências. Para utilizar o Waze Ads, o passo a passo é simples:

  1. Acesse o site do Waze Ads e clique no botão Começar.
  2. Crie uma conta na plataforma.
  3. Agora é hora de configurar a campanha. É importante preencher dados como endereço, descrição do negócio, selecionar a categoria do estabelecimento, postar a logomarca, contato, entre outras informações.
  4. Preencha também a referência geográfica do seu negócio e todas as informações que você achar importante.
  5. É possível selecionar horários de exibição do anúncio e outras possibilidades.
  6. Defina o seu orçamento e coloque os dados do cartão de crédito internacional.
  7. Aguarde a aprovação do anúncio.
  8. Pela plataforma, é possível monitorar o desempenho dos ads em tempo real.
  9. O Waze Ads permite, ainda, alterar o visual do anúncio, caso seja necessário, mantenho a divulgação ativa.

Como funciona a cobrança?

A cobrança para quem pretende anunciar no Waze também não é complicada. Ela é realizada pelo conhecido CPM (Custo Por Mil). Ou seja, para cada mil exibições do seu anúncio, é cobrado, no mínimo, U$1 dólar do seu orçamento.  O Waze possibilita que esses valores possam ser cobrados de acordo com o nível de sua concorrência, no entanto, a plataforma exige que o anunciante invista no mínimo U$50 dólares por mês. O empreendedor pode ainda optar pela cobrança mensal, quando será necessário definir um valor máximo para corresponder ao orçamento do mês.  O pagamento só poderá ser realizado por meio de cartão de crédito internacional. 

Waze Ads: a nova aposta do Google

Resumo:

O tipo de anúncio é bem direcionado para motoristas que estão no trânsito, então, se você tem um restaurante, uma farmácia ou algum tipo de serviço de urgência para pilotos que estão no transito, o anúncio entrega bem. Caso seu tipo de serviço não é para pilotos que estão no transito e que não precisam tanto, dificulta o acesso no seu anúncio e a taxa de retorno não é viável.

Uma dica interessante é que, como o Waze é parceiro do Google Maps, do Bing e do Foursquare, é interessante que o negócio também esteja cadastrado corretamente nessas plataformas para que as plataformas integradas otimizem os resultados das campanhas.

Hoje, a medida em que perdem força junto aos consumidores o marketing de interrupção e entram em cena marcas que estejam inseridas no contexto do seu cliente, o Waze Ads é uma grande aliada. A ferramenta é uma excelente opção para empresas que têm dado passos largos na direção de assumir de uma vez por todas uma estratégia omnichannel, unindo o melhor do ambiente digital aos resultados físicos.

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