O que é Rebranding? Veja Dicas de Como Fazer e Exemplos

Rebranding pode ser uma estratégia arriscada, mas talvez necessária para marcas que desejam se recolocar no mercado. Leia o que é, veja dicas e exemplos de quem já fez.

Nem todas as marcas são hoje o que elas costumavam ser quando iniciaram no mercado. Afinal de contas, muitos negócios surgem de pequenas ideias e rabiscos em bloquinhos de nota, de um papo entre amigos ou de uma simples brincadeira.

Seja partindo de uma ideia espontânea ou de um plano bem estruturado, fato é que nenhuma marca nasce como algo pronto e imutável. E muitas vezes, mal conseguem ser concebidas através de um projeto de branding bem elaborado.

Branding, também chamado de gestão de marca, é a estratégia que está por trás do nome, da identidade visual, do posicionamento, da consciência gerada e até mesmo do tom e voz da marca. Uma agência de branding, por exemplo, pode ser essencial no planejamento de tais pontos.

Ao se unir com as estratégias de marketing digital, que é responsável pela divulgação comercial da marca, alguns problemas podem surgir com o tempo, levando em conta as mudanças tecnológicas e de comportamento de compra das pessoas.

Quando a marca, então, percebe que ela não está mais atingindo os mesmos resultados de antes, o rebranding pode surgir como uma luz no fim do túnel.

Mas o que é rebranding? Aproveite este artigo para entender mais sobre a estratégia, com dicas e exemplos. Continue lendo!

Sinais que sua marca precisa de um Rebranding

O que é Rebranding?

Para explicar melhor o que é rebranding, vale recordar o que é branding, ou gestão de marca. Essa estratégia é responsável por criar conexão entre marcas e pessoas.

Ou seja, o branding abrange todos os elementos capazes de gerar emoções nos consumidores e que tornam a marca única e memorável dentro de seu nicho.

Então rebranding nada mais é do que uma reestruturação de marca, onde todos os elementos abrangidos pelo branding são reavaliados, total ou parcialmente, como forma de se atualizar e criar uma nova identidade tanto para clientes atuais, quanto para novos ou possíveis.

A importância do Rebranding

Quando falamos em criação de marcas, assim como várias outras criações de modo geral, nos referimos a elementos que refletem os momentos atuais do seu período de surgimento. Assim, nome, cores, missão, valores, etc., se espelham em fases da vida.

A essência da marca e sua história, no entanto, permanecem. Mas a imagem pela qual ela quer ser vista, adapta-se à diferença de tempos. É como uma casa que foi construída em outra década: paredes, design, estilo e cores mudam, mas a fundação continua a mesma.

O rebranding é importante justamente porque permite essa atualização das marcas com o tempo em que elas estão. Além disso, veja a seguir outros motivos pelos quais essa mudança na gestão da marca pode ser benéfica.

Inclusão de novos produtos

O rebranding também pode ser útil para marcas que expandiram suas linhas de produtos e que desejam que sua identidade não reflita somente o único produto pela qual ela se iniciou.

Um exemplo disso foi o que a marca mundialmente famosa Burger King recentemente fez. Famosa por seus lanches deliciosos, a empresa cresceu e aumentou seu cardápio, que hoje, além dos lanches tradicionais, conta com sanduíches, salgados e diversas bebidas quentes e geladas. Com isso, a marca passou a diversifica a atender a novos públicos, gerando maior conexão com todos os clientes.

O Rebranding do Burger King

Alcance novos públicos

Ao surgir uma nova marca no mercado, com certeza ela já terá um público-alvo consumidor pelo qual ela foi idealizada. Mas com o passar do tempo e, a partir dos resultados colhidos através de campanhas de marketing, pode ser que se encontre grupos de possíveis consumidores que ainda não estão sendo abrangidos nas estratégias.

Um exemplo disso poderia ser uma marca de roupas íntimas masculina. Inicialmente, o público-alvo dela são as pessoas de sexo masculino. Mas ao perceber que boa parte das pessoas que compram o produto fazem parte do grupo feminino, essa marca pode adaptar suas campanhas publicitárias e de marketing para atingir esse público também.

Atualização da identidade e relevância

Algumas marcas utilizam o rebranding com frequência como forma de se manterem atualizadas e, portanto, relevantes tanto para seus clientes atuais, como para novos possíveis clientes.

O logo do Burger King é um forte exemplo de como o rebranding é importante para marcas que desejam transmitir modernidade em sua identidade visual, sempre acompanhando as tendências no mundo.

A evolução do Rebranding do Burger King

Aumento da consciência da marca

Brand Awareness, também chamado em português de consciência de marca, é uma métrica que avalia o nível de reputação e de reconhecimento que uma determinada marca possui em seu ramo de atuação no mercado.

Quando a marca percebe que seu Brand Awareness está abaixo do esperado, existem várias estratégias que podem ser consideradas, dentre elas o rebranding. Afinal, se a marca não consegue passar sua principal mensagem, é porque seu branding está falhando de alguma forma.

Em 1999 o Burger King modernizou seu logo, trazendo as cores azul, amarelo e vermelho para a cena. 

Em 2021, 22 anos depois, a marca nos presenteia com uma modernização que faz questão de resgatar suas raízes.

E aí, gostaram da nova presença da marca?

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